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Missão e Valores

A Missão

Temos como missão transmitir :

o sentido de responsabilidade, com a verdade, que impõe o compromisso com a justiça, a reconciliação e a paz, em prol do coletivo;

o espírito de confiança, independência e iniciativa;

a capacidade de pensar de forma construtiva, de optar criteriosamente e de assumir a responsabilidade da escolha.

A Instituição considera fundamental o papel dos Pais como primeiros educadores dos seus filhos. As Educadores e Auxiliares são apenas coeducadores.

A colaboração dos Pais pode trazer as maiores vantagens ao processo educativo. É com base na verdade que se entende a colaboração dos Pais que, confiando e cooperando com a Instituição , devem zelar pelo bem-estar físico e emocional da criança, ajudando-a a crescer em harmonia.

As Educadoras devem compreender e participar plenamente na execução da ação educativa. Isto requer não só competência profissional e dedicação pessoal, como também um compromisso com os valores da Instituição.

As suas principais prioridades deverão voltar-se para:

o desenvolvimento e manutenção do amor pela aprendizagem e pelo pensamento crítico e independente;

a preocupação de incutir nos alunos o respeito pela vida, ajudando-os a refletir na experiência não só do sucesso mas também do fracasso;

a valorização profissional e a partilha de ideias e experiências educativas, que conduzem ao envolvimento responsável na tomada de decisões e a uma equipa de ensino bem integrada;

a criação de um ambiente de bom relacionamento e respeito mútuo.

O ambiente da escola reflete a harmonização das ações dos educadores e das atividades e comportamentos dos alunos. Só da permanente interação de uns e outros se poderá obter o maior rendimento da ação educativa.

 

O sistema educativo fundamenta-se na razão, no amor , na verdade e nos afetos. Faz predominar o aspeto formativo sobre o informativo; o Ser sobre o Ter. Assenta numa ação acolhedora que fornece-se a confiança e são convívio. Valoriza o trabalho, a solidariedade, a alegria, a confiança, o respeito e o espírito de família.

 

IDENTIDADE PEDAGÓGICA

PRINCIPIOS

De uma forma resumida, os princípios orientadores que definem a ação educativa são:

Promover a Educação Integral da criança, orientada por valores, de forma que se sintam realizados e felizes.

Prestar serviços para a Formação Pessoal, Cultural, Social da criança

Promover o acompanhamento das crianças, integrando-as no processo educativo e consciencializando os pais e encarregados de educação para o papel fundamental que desempenham no mesmo.

OBJETIVOS

Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;

Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade;

Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;

Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;

Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;

Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, designadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;

Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;

Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.

 

VALÊNCIAS

A valência de Creche tem como objetivos fundamentais:

Proporcionar o atendimento individualizado da criança num clima de segurança afetiva e física que contribua para o seu desenvolvimento global, ou seja, físico, motor, percetual, cognitivo e sócio-afetivo.

Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o percurso educativo de cada criança.

A valência de jardim de infância tem como objetivos fundamentais:

Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas.

Incentivar a participação das famílias em todo o percurso educativo de cada criança e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.

A valência de A.T.L. tem como objetivos fundamentais:

Promover a ocupação dos tempos livres das crianças em idade escolar com atividades criativas e formativas que lhes permitam um desenvolvimento global e harmonioso.

Desenvolver a comunicação e a criatividade nas crianças através de atividades artísticas e culturais.

Apoiar a criança na realização dos trabalhos escolares.

Fomentar na criança o gosto pela utilização dos recursos ao dispor de forma organizada e disciplinada.

Promover um espírito de aceitação dos deveres e direitos de cidadania.

Estabelecer uma rede afetiva de ação entre crianças, pais e responsáveis.

Metodologia Curricular

Um dos objetivos principais da Instituição consiste na construção de um currículo de qualidade que permita otimizar o desenvolvimento das crianças. Para a elaboração deste currículo, é fundamental basear a nossa metodologia num modelo teórico que oriente a nossa ação, que assegura a articulação das diferentes fases de desenvolvimento em que se encontram as crianças e, em simultâneo, permita a sua monitorização e avaliação.

O Projeto Educativo é um instrumento de trabalho que orienta de forma geral as atividades que se irão desenvolver em todas as salas da Instituição. Constitui o alicerce para que cada educador organize o seu próprio Projeto Pedagógico de Sala tendo em conta os interesses e necessidades da faixa etária do grupo de sala.

O Projeto Pedagógicode Sala é elaborado pelo Educador no início do ano letivo, depois de ter realizado o Plano Individual da Criança com a família.

O PDI é validado pelos pais e o Plano Curricular de Sala é supervisionado pela Coordenadora Pedagógica e posteriormente apresentado aos Encarregados de Educação em reunião.

Com base neste projeto, o Educador planifica semanalmente toda a sua atividade educativa com o grupo. A planificação é afixada na entrada de cada sala, num esquema próprio da Instituição.

Relação Instituição / Família

O envolvimento das Famílias na dinâmica do Infantário constitui um dos objetivos privilegiados e muito valorizado na Instituição. Deste modo, estão contempladas várias formas de envolvimento:

Nas festas e eventos realizados ao longo do ano, (Festa dos Avós, S. Martinho, do Pai, da Mãe, passeio anual, festa de natal, festa final de ano letivo, reuniões de pais, exposição dos projetos e atividades de complemento curricular).

No processo de avaliação.

Nos Planos de Desenvolvimento Individual

Na Caderneta do Utente

 

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